quarta-feira, 14 de novembro de 2007

A IMPORTÂNCIA DE UM BLOG PARA SUA EMPRESA

Uma ferramenta de informação e de comunicação eficaz para qualquer tipo de empresa


Um blog é uma espécie de diário eletrônico interativo através do qual pessoas podem expor suas idéias e comunicar suas opiniões pela Web. Encontra-se na Web diversos tipos de blogs como, por exemplo: diários pessoais, blogs de famílias, blogs de análises e comentários, revisões ou comentários de produtos, ou mesmo aqueles que contêm vários de tipos de mídias (fotos, músicas e filmes). Importante observar que hoje em dia, mais de 10% dos usuários da Internet têm ou já tiveram blogs e que mais de 1/3 dos usuários da Internet lêem blogs. O que isso significa?
Atualmente, o blog constitui mais uma ferramenta de informação e comunicação. Ele já é considerado um novo paradigma de aquisição e disseminação da informação, servindo como alternativa a mídia tradicional. Além disso, é uma ferramenta interativa ao permitir comentários e a interação entre aqueles que comentam, tornando-se assim numa ‘rede social’, uma blogosfera, onde esforços colaborativos interagem, aumentando o efeito da rede.
O blog é uma página da web atualizada freqüentemente. De forma cronológica o "blogueiro" insere sua postagem relatando o que fez de interessante em seu dia, escreve poesias, insere músicas enfim, tudo o que a imaginação do autor permitir. Ao fazer uso de um blog o autor expõe a necessidade de compartilhar com os outros suas descobertas e também, si próprio pois, através de suas postagens e do script do seu blog é possível, mesmo sem conhecê-lo, estabelecer o seu perfil.
Uma grande empresa na sociedade moderna para se destacar das demais tem que ter o melhor produto, ser bem administrada e também ter uma comunicação eficiente e eficaz. Para alcançar e fidelizar um novo cliente, a organização deve ter uma comunicação dirigida e que alcance seu consumidor, além de também ter uma comunicação com o seu público – interno.
Para realizar essa comunicação integrada e eficaz a empresa deve encontrar os meios mais adequados para passar a sua mensagem de forma rápida e que seja compreendida da maneira que empresa quis passar, atingindo os seus públicos. Para isso, as empresas passam a utilizar métodos mais avançados, como sites, intranet, blogs etc. É a revolução digital que trás essas mudanças nos meios de comunicação, onde a sociedade vive o momento “tudo ao mesmo tempo agora”.
Esses novos meios facilitam a forma de se comunicar com seus públicos, porém eles devem sempre estar atualizados, devem ter uma apresentação “limpa”, organizada e que facilite a navegação do receptor. As empresas devem ter um site para o consumidor navegar, blogs pra ele participar, além da intranet para se comunicar com seu público – interno. Isso gera uma maior interação da empresa com seus públicos.Portanto, a revolução digital gera uma maior interação e facilita a comunicação entre as empresas e seus públicos.
Os blogs permitem uma linguagem mais solta e informal criando uma interação melhor entre o mercado e o que a empresa quer comunicar. Cria maior personalidade na comunicação diminuindo o abismo entre a empresa e o cliente.O que as empresas ainda não perceberam é que diminuir o abismo é muito bom para o negócio e para as vendas. Tanto é que todo o esforço de marketing das empresas é justamente para trazer o cliente para perto. Pode ser utilizada para alavancar uma comunicação eficiente entre a empresa/colaboradores e os cliente/fornecedores. Um blog corporativo não deve ser tratado só como um canal de relações públicas e imprensa, mas também como uma ferramenta de marketing e relacionamento e deve ser considerada no planejamento de marketing.
Atualmente os blogs despontam como um forte recurso dentro de sala de aula. Inúmeras possibilidades de utilização levam o professor a ter o seu blog e também a utilizá-lo como um recurso a mais. Além de ser um rico instrumento na publicação do material produzido pelos alunos o blog, possibilita a interação entre professor-aluno, aluno-aluno, aluno-professor e ainda, a interação com a comunidade em geral. Quando o blogueiro publica sua produção, sua idéia, sua descoberta em um blog ele pode também permitir que estas sejam comentadas por quem o visite e sinta vontade de expor sua opinião diante do relato ou então, contribuir acrescentando algo ao exposto.
O artigo traz o conceito de um blog corporativo e relata o cenário destes blogs no meio empresarial. Faz a diferença dos diversos tipos de blogs disponíveis na rede. Apresenta o destaque que este assunto tem tido na mídia brasileira e internacional e revela que muitas empresas brasileiras ainda estão tímidas e sem conhecimento das funções que um blog corporativo pode trazer aos resultados de sua empresa. Relata, também, o crescimento dos blogs por todo o mundo e estabelece o blog corporativo como novo meio/ferramenta de comunicação empresarial. Apresenta os pontos positivos e negativos de se manter um blog corporativo a partir da visão dos blogueiros. Relata a evidência de aparecimento dos blogs corporativos e traz exemplos de empresas que saíram na frente e estão utilizam o blog corporativo para facilitar a comunicação com os públicos internos e externos.
Márcio Gonçalves Belo Horizonte MG: ” Sou um curioso de nascença, que sempre se preocupou em compartilhar tudo o que aprendeu na vida com os amigos. Acho que por isso virei um pesquisador. Formado em jornalismo e especialista em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública, em 2006 concluí o mestrado em Ciência da Informação e, muito em breve, já ingressarei no doutorado. Enquanto isso, pesquisa vai, pesquisa vem, continuo na luta para encher meu baú de conhecimento”.


Centro Universitário Newton Paiva
Atividades Complementares - 5º Período Noite

Patrícia Galgani
Carolina Ferreira

Um comentário:

Super Blog disse...

muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito bom! valeu