quinta-feira, 8 de novembro de 2007

PLÁGIO NA VIDA ACADÊMICA

Plagiar sempre foi uma tentação nos meios estudantis, a facilidade de se copiar material para realização de trabalhos acadêmicos faz com que estudantes cedam a essa prática
A facilidade de se copiar material para trabalhos acadêmicos, se tornou uma prática comum entre os estudantes, mas condenável e fácil de ser identificada. A possibilidade de mandar imprimir ou copiar eletronicamente o que está na tela do computador, faz com que o aluno deixe de se empenhar em realizar uma pesquisa ou uma leitura em livros, revistas e outras publicações, já que a praticidade da internet lha dá resultados mais rápidos e com menos esforço. O inconveniente é que esta prática é errada e ilegal, tanto por lei e também pelos princípios profissionais e éticos.
Hoje em dia há muios sites que oferecem trabalhos acadêmicos, com rapidez e segurança, alguns com qualidade e outras muito superficiais e pouco cientifico, mas com preços determinados pela quantidade de páginas do trabalho. O plagio consiste em tomar posse de uma obra de outro autor, de fazer referência de um texto em outro texto, principalmente quando esse texto é conhecido. Ao se plagiar um um trabalho, o acadêmico terá sob suspeita e pode ser punido com o rigor da lei. De acordo com a Lei de Direitos Autorais 9.610/98 estabelece que reproduzir integralmente um texto, mesmo indicando a fonte, mas sem a autorização do autor, pode constituir crime de violação de direitos autorais. Por este motivo dar os devidos créditos e as fontes bibliográficas traz clareza, precisão, autoridade e geram conhecimentos, além de estar de acordo com os princípios éticos.
Um exemplo de uma caso de plagio foi no ano passado, quando o cantor Roberto Carlos foi condenado a pagar uma indenização a um compositor que o acusava de ter feito Plágio de uma música sua, nesse caso ocorrido o compositor comprovou que a música era sua, e que o Roberto fez apenas pequenas modificações e gravou a música, sem nunca ter citado o nome do autor verdadeiro.
Algumas pessoas copia literalmente o trabalho de outros sem citar a fonte o que significa incapacidade de produzir e expressar suas próprias Devemos aprender a expressar as nossas próprias idéias com a devida clareza caso contrário será preocupante a perspectiva de que a qualidade do nosso trabalho possa se limitar à qualidade do que está na Internet.
O importante é colocar em prática todo o nosso conhecimento e usar métodos de pesquisa que enriqueça nossos trabalhos, garantindo um ótimo conhecimento acadêmico e lembrando que a prática leva a perfeição. E lembrar sempre que o plagio não é a solução para os problemas acadêmicos.

Patrícia Galgani Pires
Carolina Ferreira

Centro Universitário Newton Paiva
5º Período - Turno: Noite
Comunicação Social - Relações Públicas
Atividades Complementares

Um comentário:

Anônimo disse...

Primeiramente, gostaria de salientar o quão fundamental é a discussão acerca do plágio acadêmico e da busca do conhecimento verdadeiro propiciado pela educação salutar.
Pode parecer anacrônico para quem não conhece a natureza de meu trabalho, mas tenho uma empresa de monografias que muito se distancia da equipe pronta para ensinar o aluno a plagiar e a falsificar seu trabalho nas instituições de ensino.
Pelo contrário, a fundamentalidade da minha equipe é propiciar uma pesquisa embasadora, um modelo ideal de conteúdo de pesquisa para que o aluno tenha um norte para a realização de sua própria monografia.
De início, gostaria de salientar que qualquer orçamento ou contato que nos chega com o sentido de publicação de nosso material já é sumariamente descartado, da mesma forma que, se durante o andamento da pesquisa monográfica nós detectamos que nosso cliente visa se servir de má-fé com nosso material perante sua instituição nós automaticamente cortamos todos os vínculos com o mesmo, sendo que já chegamos, em casos de renitência, a enviar o material entregue ao cliente à instituição do mesmo, obviamente sem identificar o aluno por questões jurídicas e ligadas aos direitos do consumidor, mas alertando para que ele não se beneficie fora dos limites legais de utilização do nosso material monográfico, que é sempre protegido, já que nunca liberamos os direitos para nenhum cliente, assim, salientamos desde o início que todo material é protegido pela Lei. 9610/98 e não toleramos nenhuma disposição contrária e serve somente como base fundamentadora para a realização de seus trabalhos.
Da mesma forma, investimos em um programa de travamento de trabalhos, de modo que não há a possibilidade de o aluno levar trechos de prévias para sua instituição.
Assim, com uma monografia focada em seu tema, o aluno tem não somente uma excelente lista de bibliografias mais adequadas e atualizadas, e que por si só esta relação já poupa inúmeros contratempos ao aluno, ele tem também um modelo de construção de idéias, conceitos, análises, que certamente, dentro da utilização correta, acrescentarão muito para sua própria capacidade de entendimento e de escrita e compreensão de sua própria monografia. Outro detalhe, que é capaz de poupar muito tempo para o estudante, é a formatação utilizada, que pode ser encomendada
Nós notamos que há uma enorme carência por parte dos alunos sobre a metodologia da pesquisa de um TCC ou uma monografia, sendo que os mesmos nem conseguem destacar quais seriam os pontos mais importantes de seu tema. Não conseguem diagramar sua bibliografia no sentido de usufruir da mesma da melhor forma. Não estão capacitados para a linguagem acadêmica, nem para o sistema de citações e de formatação.
Não recebem o apoio de seus orientadores, ainda mais com a massificação do ensino privado (e mesmo público em alguns casos), onde a figura do orientador como assessor exclusivo de alguns poucos alunos por semestre está em extinção, sendo substituído por um professor de metodologia que deverá (tentar) orientar mais de 50 monografias por semestre.
O desinteresse dos professores na orientação de seus alunos é, infelizmente, flagrante, já que é extremamente simples detectar o plágio acadêmico.
Já nos demos conta sobre, e ainda estamos estudando quais as melhores formas de proteger nossos materiais e os interesses das instituições de ensino, assim como da própria formação do aluno, a ampliação do fenômeno da educação à distância, onde o contato com o orientador é quase nulo e onde o risco do plágio acadêmico é ainda maior.
Amo pesquisar e escrever, na verdade, gosto muito do meu trabalho, tanto que, nestes anos, busco o aprimoramento de modelos de trabalho que se coadunem com a formação verdadeira dos alunos, sem nunca correr o risco de ser um intermediário para o plágio.
Acredite, perdemos muito dinheiro por tentarmos trabalhar com seriedade e dentro dos limites legais e impostos, acima de tudo, por nossa consciência, já que optamos pela insuperável sensação proporcionada pelo sono tranqüilo à conta bancária recheada que teríamos se buscássemos agir contra nossos princípios e contra a formação verdadeira dos alunos e clientes que nos procuram.
Mesmo com toda a preocupação em agirmos de maneira correta alguns poucos alunos se sentem indignados por não poderem agir contra a lei e contra suas instituições a partir de nossos materiais, e estes são justamente o único ponto negativo da minha prática diária, já que, nestes casos, chego mesmo a me alterar psicologicamente no sentido de barrar este cliente, que graças a Deus, é uma minoria. Justamente pelo fato de que a grande maioria de nossos clientes entende e agradece os limites impostos, sabemos que o que dá sentido ao nosso trabalho é justamente a desinformação e a falta de acesso dos alunos a orientadores capazes e interessados.